segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA.

O PROGRAMA ATENDE 35 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL  COM O RECURSO DIRETO. E OS GESTORES TEM A TOTAL LIBERDADE PARA PARA MANUSEAR O  RECURSO EM PROL DE UMA MELHORIA NA EDUCAÇÃO.

O Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado primeiramente com o nome de Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, o qual era utilizado apenas no Ensino Fundamental.
Mais tarde, passou a se chamar PDDE. Seu objetivo é de prestar assistência financeira em caráter suplementar, às escolas públicas do ensino fundamental das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades, sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O objetivo da assistência financeira é a melhora da infra-estrutura, o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

Em 2009 o recurso foi creditado no valor de 123.080,82 para Custeio e 25.682,58 para o Permanete
 totalizando 148.763,40.

Em 2010 tivemos uma mudança de valores e que deu mais apoio para equipar as escolas e dar sustentabilidade na aprendizagem do aluno. Esses recursos é  distribuido em material: pedagógico, expediente, limpeza e pequenos reparos. Já o Prmanente e para compra de equipamentos como: Ventiladores, mesas, fogão, televisão e etc. 
As escolas  começaram a ganhar o rumo correto na aparência e na estrutura da educação.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TREINAMENTO COM OS OPERADORES MASTER E AUXILIARES DA FREQUENCIA ESCOLAR.

No dia 26 de novembro foi realizado em São Luis o 5º encontro dos operadores master e auxiliares da frequencia escolar.

A cosntituição Federal de 1988, em seu artigo 205, estabeleceu a educação como um direito:

Art: 205. A educção, direito de todos e dever do Estado e da Familia, será promovido e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercicio da cidadania para o trabalho.

De acordo com o Censo Escolar do Municipio de Presidente sarney, temos 5.708 alunos matriculados nas escolas públicas do município. Possamos afirmar que a educação do municipio teve exito na qualificação de professores e na melhoria da educação e com essa melhoria temos apenas que agradecer o desempenho de todos os Coordenadores e da Secretária de Educação Margareth Pessoa.


Ana Gabriela - Coordenadora estadual da Frequencia Escolar


A escola é um espaço de construção do conhecimento, formação humana e proteção social ás crianças e adolescente.