quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Municípios dos Territórios da Cidadania vão receber veículos escolares do governo federal

Sex, 16 de dezembro de 2011 
ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai beneficiar 548 municípios do Programa Territórios da Cidadania com recursos para a compra de veículos escolares do Programa Caminho da Escola. O objetivo é renovar a frota do transporte escolar nessas localidades, como forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.

Foram selecionados municípios com menos de 50 mil habitantes e que não receberam recursos do programa em anos anteriores. Minas Gerais foi o estado com mais cidades beneficiadas (109), seguido de Rio Grande do Sul (90) e Paraná (48).

Para receberem os recursos, os selecionados precisam validar o termo de compromisso no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). “Quanto antes validar o termo de compromisso no sistema, mais cedo o município receberá os recursos para aquisição dos veículos”, afirma o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, José Maria Rodrigues de Souza.

lista dos selecionados foi publicada hoje no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br). Também está disponível um arquivo com instruções para validar o termo de compromisso no Simec.
img onibus escolar 

Alguns dos Municipios Beneficiados com os ônibus escolares para 2012.

2106409 MA MATA ROMA
2106508 MA MATINHA
2107209 MA NINA RODRIGUES
2107803 MA PARNARAMA
2108207 MA PEDREIRAS
2108256 MA PEDRO DO ROSARIO
2109270 MA PRESIDENTE SARNEY
2110500 MA SAO BENTO
2111706 MA SAO VICENTE FERRER
2112803 MA VIANA
3101003 MG AGUAS VERMELHAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

O PDDE como já é conhecido pelos gestores e professores da rede municipal, esta sendo de forma bem empregada e analisada de acordo com a necessidade da escola. Hoje os diretores tem a total autonomia pelo recurso que é empregado diretamente nas contas criado pelo FNDE e junto os gestores são titulares das mesmas para o manuseamento desse beneficio. E ainda há um coordenador que sempre está atento a todas as informações contidas nesse programa e assim realizando e atualizado os sistemas de manitoriamento do mesmo. As escolas estão se equipando gradualmente e dando mais beleza e mais entusiasmo aos alunos que é o beneficiado com esse recurso em apoio pedagógico.
O recurso ate o final do ano de 2011 esta sendo trabalhado e algumas estão prestando conta já de suas realizações e todas as compras são comprovadas através de cheques e notas fiscais eletrônica deixando assim mais eficiente e eficaz durante a sua prestação.

Secretaria de Educação.

A Secretaria de Educação de Presidente Sarney, vem realizando as culminâncias de projetos belissimos, desenvolvidos durante o ano letivo e fazendo com que os alunos possam aprender com mais ênfase e mais sabedoria. Os projetos são desenvolvidos e analisados por uma equipe de coordenadores preocupados com a educação dos jovens do municipio. As escolas e a comunidade local se fazem presentes e mais parceira da escola assim contrinuindo para o desenvolvimento educacional, tendo um elo de amizade que fortalece as comunidades e realizado o bem esta dos alunos e professores.
A secretária de educação tem mostrado uma grande preocupação, pois a mesma esta sempre atenta as novas inovações e com cautela para o desenvolvimento e aplicação de cada projeto.
A população do municipio e da zona rural so tem agradecer a essa equipe que mostra interesse em progredir junto com a educação de todos assim fortalecendo o elo de amizade entre alunos e professores e comunidade escolar em geral.

INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO POLI ESPORTIVO EM PRESIDENTE SARNEY - MA.

No dia 17 de Dezembro de 2011, foi realizado o grande sonho de uma popolução para ter o seu espaço de jogar com mais classe. O ginasio de esporte localizado no antigo aeroporto foi inaugurado com exedo e muita elegãncia pois a população se fez presente para prestigear mas uma obra do Prefeito Edison Chagas, prefeito esse que promete mais cumpre, um compromisso com o povo deste municipio. Logo em seguida a Banda Catarina Chagas fez a sua apresentação belissima e a equipe local de televisão esteve presente para registrar o momento brilhante. 
Então o Prefeito Edison logo em seguida convidou todos os presentes para a confraternização na quadra de shows proximo a sede do fundec com muitas premiações e deixando assim o publico mais agradecido. A população ja sabe o interesse do prefeito em ajudar ao proximo e não de mentir ele sim faz acontecer.
Parabéns ao prefeito edison e pela a equipe que vem a ajudar a realizar os sonhos de um povo sofrido que hoje está liberto.
O prefeito ainda ja ianaugurou as otras obras pelo o municipio e uma das obras de suma importancia foi a água, agua fonte de vida, pois o prefeito tem mostrado mais um interesse pelo povo levando agua encanada a todos os povodos e deixando todos felizes em um beneficio grandioso agua nas torneiras.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Capacitação sobre o PDDE reúne agentes escolares de 199 municípios maranhenses

No dia 1º de dezembro de 2011 no município de Cururupu – Auditório da Unidade Escolar Professora Silvana Cunha (Rua Rio Branco, s/nº, Armazém) foi realizado a capacitação dos Dirigentes e Técnicos Envolvidos com as Gestões Descentralizadas do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, tendo como objetivo de informar aos municipios a importâncias das resoluções e das prestações de contas dos recursos do mesmo. O Programa Dinheiro Direto na Escola criado em 1995, para dar suporte as escolas da rede municipal, estadual e do distrito federal. Pois esse recurso e empregado de forma claro e objetiva onde o gestor da escola tem autonomia para a executar o recurso em Materiais de Consumo, Pedagógico e Materias Permanentes para as escolas e a prefeitura entra com uma pequena parte de infraestrutura. Hoje o Município de Presidente Sarney - MA, conta com 35 Unidades de Ensino que Utiliza esse Recurso direto.
A capacitação pode contar com todos os municipios presentes e o municipio de presidente sarney com os Técnicos o Joelson Ferraz - Coordenador do PDDE-Municipal e a Edna Araujo- Apoio Técnico.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Capacitação sobre o PDDE reúne agentes escolares de 199 municípios maranhenses

sitio: informações do FNDE

Qua, 30 de novembro de 2011

ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove nesta quinta-feira (1º), no Maranhão, dois cursos de capacitação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em São Luís, a formação deve reunir agentes envolvidos com a gestão do programa na capital e em outros 168 municípios maranhenses. Já em Cururupu, foram convidados dirigentes escolares locais e de outros 29 municípios da região.
O objetivo da capacitação é esclarecer dúvidas dos dirigentes escolares, orientá-los sobre as normas do PDDE e sanar possíveis falhas na utilização dos recursos. Os cursos serão realizados em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e as prefeituras de São Luís e Cururupu.
Criado em 1995, o programa repassa recursos diretamente às unidades de ensino para pequenos reparos e manutenção da infraestrutura do colégio e compra de material de consumo e bens permanentes, como geladeira e fogão. Também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações. O orçamento para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.
Nos demais dias da semana, técnicos do FNDE percorreram escolas públicas da capital e de Cururupu para conferir de perto a execução do programa. As visitas de monitoramento também ocorrerão na sexta-feira, dia 2.
Serviço
Visitas de monitoramento: 28 a 30 de novembro e 2 de dezembro
Capacitação: 1º de dezembro – 

Locais da capacitação:
São Luís – Auditório do Hotel Abbvilli (Avenida Marechal Castelo Branco, nº 500, São Francisco)
Cururupu – Auditório da Unidade Escolar Professora Silvana Cunha (Rua Rio Branco, s/nº, Armazém)

Técnicos do FNDE:
São Luís – Edileusa Santana da Silva e Urânia Maria Ramos
Cururupu – Flávia Pinelli Alves e Marta de Jesus Xavier

img capacitacao urania

Assessoria de Comunicação Social